
Comunidades do Santuário migrarão para nova Paróquia no Jardim das Avenidas
A Diocese de Criciúma realizou na noite do dia 17, em Araranguá, um encontro para planejar a criação da nova Paróquia São Francisco de Assis. A sede paroquial será instalada no bairro Jardim das Avenidas, e a nova estrutura abrangerá comunidades que hoje fazem parte da Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Com a mudança, o Santuário passará a ter seus trabalhos de evangelização voltados exclusivamente ao atendimento dos peregrinos, deixando de ter a responsabilidade pastoral sobre as comunidades que serão transferidas para a nova paróquia. A instalação oficial está prevista para fevereiro de 2026.
O Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, explicou que a decisão foi tomada diante do crescimento populacional da região e da necessidade de melhor organização dos trabalhos pastorais. "A criação dessa nova paróquia visa atender melhor o povo de Deus, proporcionando uma dinâmica pastoral mais próxima e eficiente", afirmou.
Participaram do encontro o ecônomo da diocese, Padre Antônio Vander da Silva, e o reitor do Santuário, Padre Jonas Emerim Velho. Em sua fala, o ecônomo destacou que a diocese e a futura paróquia estão trabalhando em sintonia para garantir a estrutura necessária.
"Estamos organizando todos os aspectos, inclusive os financeiros, para que a nova paróquia comece suas atividades com toda a sustentação necessária. A comunidade pode ter certeza de que tudo está sendo planejado".
As lideranças presentes também conheceram o projeto da nova secretaria paroquial, que será construída ao lado da igreja já existente na Avenida Vereador Manoel Costa. O novo espaço de atendimento também servirá para a administração das atividades pastorais.
Com a criação da Paróquia São Francisco de Assis, a Diocese de Criciúma terá a sua segunda paróquia dedicada ao santo italiano, também reconhecido como padroeiro da ecologia.
Fonte: assessoria de comunicação Diocese de Criciúma