Nota de descontentamento sobre tentativa de anulação do feriado de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Na tarde desta quarta-feira, 29, a Assessoria de Comunicação Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, foi informada sobre o projeto de lei ordinária nº 007/2020 Executivo Municipal que trata sobre o aproveitamento do feriado de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a ser celebrado na próxima segunda-feira, 04/05/2020.

Desta forma, a Diocese de Criciúma, por meio de seu Bispo, Dom Jacinto Inácio Flach e do Santuário Diocesano, representado pelo seu reitor, Padre Maxssuél da Rosa Mendonça e pelos vigários auxiliares, Padre Oscar Paulo Pietsch e Padre Richardson de Souza, e sua assessoria, vêm a público destacar que o Projeto de Lei de autoria do Excelentíssimo senhor prefeito Mariano Mazzuco que autoriza que a data seja tratada um dia útil de trabalho em todos os segmentos da sociedade, nos ambientes públicos e privados.

Mesmo sendo um projeto excepcional para este ano de 2020, o Santuário Diocesano torna público o seu descontentamento e não aprovação da tentativa do Executivo em retirar esse momento de fé e oração a ser celebrado pela comunidade de fé católica de Araranguá.

O Santuário ainda destaca que em nenhum momento foi consultado sobre tal possibilidade, como divulgado por alguns cidadãos da sociedade cívil de Araranguá.

Sabe-se que parte do comércio local estará aberto, devido ao acordo entre empregadores e empregados, como nota emitida pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, que dispõe sobre o aproveitamento de feriados, sendo que em translado a imagem deverá - se possível, no dia 04/05/2020, passar pelo calçadão, berço do varejo local.

Essa ação do Executivo Municipal é repreendida pelo Santuário, que sempre buscou promover diálogo com o poder público.

Marcado para votação nesta quarta-feira, às 18h00, solicitamos que os senhores vereadores não aprovem tal proposta, pois o povo de Deus aguarda os momentos de fé que serão transmitidos por meio desta festividade.

Araranguá, 29 de abril de 2020.

Padre Maxssuél da Rosa Mendonça
Pároco e Reitor