QUARESMA TEMPO DE CONVERSÃO

Quaresma é tempo de conversão. É um tempo especial de graças que, devemos aproveitar ao máximo, para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. São Paulo nos exorta: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5, 20); “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois Ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação’ (Is 49,8)”. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6, 1-2).

Eis 15 exercícios espirituais para você e sua família viverem bem o tempo da Quaresma:

1. Quarta-feira de Cinzas: Comece bem a Quaresma recebendo as Cinzas e meditando o seu significado: “És pó, e ao pó tu hás de tornar” (Gn 2, 19). Este sacramental da Igreja lembra-nos de que, estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte com a Ressurreição; e que, portanto, devemos viver em função disso.

2. Oração: Intensifique a oração. Seja a oração pessoal/familiar ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus; tornar-se intimo d’Ele que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e seja fiel.

3. Palavra de Deus: Medite a Palavra de Deus, sobretudo, as leituras que a Igreja coloca na Liturgia da Missa neste tempo. Decida, com um ato de vontade, a fazer o que Deus te pede na meditação.

4. Jejum: Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos etc., especialmente nas sextas-feiras.

5. Esmola/caridade: Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada; um pobre necessitado etc.. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (S. Francisco).

6. Visitar os doentes: Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados. “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).

7. Confissão: Faça uma boa confissão, depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida. Não omita nada, lance em Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que te ofenderam.

8. Santa Missa: Participe da Santa Missa, especialmente aos Domingos (Dia do Senhor). Louve-O, adore-O, interceda pela Igreja, pela sua família etc.

9. Via Sacra: Participe da Via Sacra nas sextas feiras, ou a faça você mesmo em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na Sua Paixão.

10. Exercício de mortificação: Faça algum exercício de mortificação; por exemplo, cortar um doce, deixar a bebida de álcool, cigarro, passeios, churrascos, a TV, internet, celular, alguma diversão etc., para vencer as fraquezas da carne.

11. Novenas da quaresma: Participe de um Grupo Bíblico em Famílias, leve sua família ao encontro de outras famílias, meditando a Palavra de Deus.

12. Peregrinação: Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, ao nosso Santuário Mariano Nossa Senhora Mãe dos Homens, participando da Santa Missa.

13. Moderar as palavras:Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.

14. Perseverança:Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento, lute para evita-lo; reze pedindo a Deus a graça de vencê-lo. Pratique a virtude da perseverança.

15. Humildade:Evite falar de você mesmo, de se exibir, de querer aparecer, de defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.