AÇÃO EVANGELIZADORA: CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO

O Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, atento à indicação de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38), iniciou, unido a Diocese de Criciúma, uma ação evangelizadora inédita em prol de vocações para a Igreja.

A vocação para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… é um dom concedido somente por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. Além da oração, outro elemento essencial é o testemunho. Os jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, para que possam se sentir motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho. “É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto e, na maioria das vezes, é: Quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos dos bons sacerdotes e das boas religiosas”, disse também o Papa Francisco.

Desta forma, a Ação Evangelizadora: cada comunidade uma nova vocação vai se desenvolver a partir de dois eixos:

1º Rezar pelas vocações: Em todos os encontros/reuniões da Igreja começar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações. Ex. Assembleias, Reuniões, Encontros da Catequese, Movimentos e Pastorais… É importante recordar às pessoas a intenção da oração: pelas vocações.

2º. Evangelizar pelas Redes Sociais. Publicamos vídeos breves, densos de vida cristã-presbiteral-religiosa-laical (todas as vocações) nos meios de comunicação, interagindo com os jovens e as famílias.

Todos nós, cristãos batizados, temos uma vocação em comum: a Santidade! Isso mesmo, Deus deseja que sejamos santos como Ele é Santo. E cada um vai viver isso de um jeito. Alguns constituindo uma família, outros se colocando inteiramente a serviço da Igreja como sacerdote ou irmão(ã) consagrado, outros ainda como leigos, missionários, solteiros. Para descobrir o caminho é preciso escutar, de coração aberto, o que o Senhor indica.

Explicação da Logo da Ação Evangelizadora

Cruz: símbolo dos cristãos, da fé em Jesus Cristo e da missão de todo batizado em evangelizar. A Cruz à frente da nau representa o discipulado e seguimento de Cristo.

Maria: referência ao tema da próxima JMJ e à Padroeira do Brasil. Em seu manto a representação das contas do rosário, oração mariana pelas vocações proposta pela ação. Maria aparece como mastro e as velas da embarcação, simbolizando que é quem aponta o caminho a seguir, impulsionando a missão da Igreja como modelo e com sua intercessão de mãe.

Barco: símbolo vocacional, da própria Igreja de Cristo e da unidade dos cristãos. O banco vazio no interior do barco sugere que ali é o lugar de cada um na missão de evangelizar e promover as vocações no seio da igreja. Os elementos que representam a Cruz e Maria trazem uma leve inclinação proposital, dando a sensação de movimento, que simboliza a Igreja em saída missionária e a urgência na Evangelização.